Definição de "Rede Concelhia de Bibliotecas" e âmbito do projeto "RBE.Redes Concelhias"

A- Rede de Bibliotecas Locais

Redes: produtos e serviçosUma Rede Concelhia de Bibliotecas é uma forma estruturada de trabalho entre as bibliotecas escolares, a biblioteca municipal e bibliotecas de outras entidades que partilham informações e colaboram na execução de tarefas comuns.
Uma rede de bibliotecas assenta formalmente num acordo de cooperação entre um Município e o Ministério da Educação. Podem ainda existir protocolos específicos, especialmente no caso de redes interconcelhias ou redes com instituições não previstas no protocolo MEC/Município.


A1 - Objetivos das Redes de Bibliotecas:

  • Interação colaborativa de bibliotecas .
  • Agilização e racionalização do esforço de cada parceiro, procurando restringir a multiplicação de procedimentos idênticos.
  • Gestão partilhada das coleções.
  • Criação de portais/plataformas digitais.
  • Criação de catálogos coletivos de incidência concelhia.
  • Rentabilização de recursos.

    A2- Âmbito geográfico

    As redes terão um âmbito geográfico concelhio ou interconcelhio,


    A3- Parceiros

    As redes de bibliotecas devem integrar, pelo menos, todas as bibliotecas escolares de uma determinada zona e as respetivas bibliotecas municipais. Recomenda-se o alargamento a outras instituições locais com bibliotecas, tal como entidades privadas, associações, escolas privadas e entidades do ensino superior e politécnico.


    A4- Visibilidade do trabalho

    As redes de bibliotecas constituem um processo de trabalho coletivo e não apenas um conjunto de ferramentas ou de produtos. O seu trabalho pode ser percetível quer no trabalho diário de cada biblioteca com os seus utilizadores quer no trabalho planificado entre bibliotecas enquanto comunidade de prática.
    No sentido de permitir à rede de bibliotecas local uma visibilidade externa organizada e uma maior facilidade em disponibilizar os seus produtos e serviços, devem as redes de bibliotecas possuir um portal web próprio.
    Este portal agregará as funcionalidades de um sítio, ligado a informações de atividades e disponibilização de documentos organizativos e formativos, com a pesquisa no catálogo coletivo em linha e a presença em redes sociais.



    B- Projeto "RBE.Redes Concelhias" (RBE.rec)

    Projeto da Rede de Bibliotecas Escolares do MEC (RBE) criado para apoiar a implementação de redes concelhias de bibliotecas definidas nos protocolos de cooperação do MEC com os Municípios.
    Iniciou-se em 2008 com a designação “PCCRBE - Projeto para a Criação de Catálogos Coletivos da RBE” sendo reformulado em 2013/2014 com a designação “RBE.Redes Concelhias" (com abreviatura para “RBE.rec”).

    B1- Objetivos

    Apoiar a criação e funcionamento das redes de bibliotecas ao abrigo de acordos de cooperação MEC/Municípios.


    B2- Apoios RBE

    A RBE apoia a criação e funcionamento das redes de bibliotecas através de:
    • Recursos humanos tal como coordenadores interconcelhios (no apoio direto a bibliotecas) e uma equipa técnica do projeto "RBE.Redes Concelhias" (a nível nacional).
    • Apoio técnico e normativo ao nível biblioteconómico.
    • Gestão de software para a criação de sítios, catálogos coletivos e servidores de ebooks.
    • Implementação de um diretório web de redes de bibliotecas.


    B3- Contacto

    Os contactos devem ser feitos através do coordenador interconcelhio da RBE da área geográfica da rede de bibliotecas local, sendo eles o elemento de ligação entre as redes de bibliotecas locais e a RBE.
    As questões e pedidos de apoio técnico para desenvolvimento e implementação da presença web e catálogos podem igualmente ser endereçadas à equipa técnica RBE para o email redes.concelhias@mail-rbe.org


    B4- Mais sobre o projeto

    Como criar redes, etapas, software e documentos de apoio em [Moodle] Projeto RBE - Redes Concelhias

    C- Diretório RBE - Redes de Bibliotecas

    A RBE apresenta, num diretório web, as redes de bibliotecas validadas segundo os procedimentos definidos no projeto RBE.Redes Concelhias.

    Nota: este documento constitui o:
    Doc.A8
    [PDF]

    Título: Redes concelhias de bibliotecas: caracterização e apoio RBE - http://goo.gl/vQhFlT
    Última alteração: Terça, 3 Novembro 2015, 13:23